PIRENÓPOLIS RECEBE O PRIMEIRO RESIDENCIAL DO BRASIL ABASTECIDO COM ENERGIA SOLAR
Uma pequena cidade de Goiás, chamada Pirenópolis, ganhou o primeiro projeto habitacional de interesse social do Brasil com sistema de geração de energia solar. A cidade possui pouco mais de 20 mil habitantes e o município é o primeiro do Estado a receber o projeto Casa Solar, da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
O lançamento do projeto “Casa Solar” em sua primeira fase beneficiará 1,2 mil famílias em quatro municípios. O governo do Estado também anunciou a construção de outras 260 moradias e vai repassar um valor de R$ 5 milhões de reais para continuar o projeto. Como mencionado, o residencial faz parte do programa “Goiás Solar”, o primeiro projeto do Brasil completamente abastecido com energia fotovoltaica. O governador do estado afirmou que além de beneficiar as famílias, o projeto Casa Solar é um avanço para o meio ambiente por ser ecologicamente sustentável.
O Governador Marconi Perillo entregou 149 moradias no Residencial Luciano Peixoto, equipadas com placas geradoras de energia fotovoltaicas ligadas à rede da Celg. A Companhia Celg de Participações (CELGPAR) é uma concessionária de energia elétrica brasileira. Sua área de concessão abrange aproximadamente 98,7% da distribuição do estado de Goiás, num total de 237 municípios.
A iniciativa de colocar o sistema de energia solar nas moradias para as famílias com renda de até três salários mínimos foi da Agehab (Agência Goiana de Habitação). O Governo de Goiás se destacou com esse projeto inovador, o residencial de Pirenópolis também é o primeiro a ter a tecnologia que assegura eficiência energética sustentável.
O programa Casa Solar é custeado pelo “Cheque Mais Moradia” na modalidade “melhoria” no valor de R$ 3 mil por unidade, e pode gerar uma economia na conta de luz das famílias de até 70%. Os municípios beneficiados, além de Pirenópolis, são: Alto Paraíso, Caçu e Palmeiras de Goiás. O deputado federal Fábio Sousa afirmou que Goiás é um estado moderno e evoluído, e que por esse motivo investe em soluções de alta tecnologia.
Outros tipos de energia, por exemplo, a elétrica, que é a mais comum no mundo, pode facilmente ser substituída pela energia solar. No Brasil, por exemplo, devido aos grandes índices de raios solares, a instalação de placas solares para gerar energia solar é bastante recomendada. No inicio pode ser um investimento de alto custo, no entanto, a economia na conta de luz, como tempo, cobre os custos da instalação e das placas solares. O valor do imóvel após a instalação das placas também aumenta, pois a energia solar no Brasil, e no mundo é cada vez mais reconhecida como um investimento vantajoso.
Por Rafael Garcia Rosa, 22 de outubro 2017, 18h40
Fonte: https://goo.gl/QwtW3n