MAIOR PARQUE SOLAR O BRASIL COMEÇA A OPERAR NA BAHIA
No começo do mês de junho entrou em operação o parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Considerado o maior parque solar do país, é composto por duas usinas com capacidade total de 158 MW. O parque é capaz de suprir às necessidades de consumo de energia de 166 mil famílias por ano. A Enel Green Power no Brasil estima em R$ 630 milhões de reais os investimentos que foram feitos na usina.
Além do parque solar Lapa, no Leilão de Energia de Reserva do ano de 2015 a Enel Green Power também conquistou contratos de fornecimento de energia de ainda outros dois projetos envolvendo fontes de energia renováveis: o Horizonte, de 103 MW, na Bahia, e o de Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí. Os dois projetos estão em fase construção.
Localizado em uma região com altos níveis de radiação solar, o Lapa tem potência para gerar 340 GW de energia por ano e evitar a emissão de aproximadamente 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O projeto é muito importante para o nordeste do Brasil, conferindo poder a uma região que atualmente enfrenta uma seca severa.
O início da operação do parque solar Lapa é um marco importante para a Enel Green Power no Brasil, já que esse é o primeiro projeto utilizando fontes de energia renováveis, como a energia solar fotovoltaica, que se tornou operacional este ano. Entre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo Grupo no país, o Lapa foi concluído com mais de dois meses de antecedência do prazo estabelecido pelas regras do Leilão de Energia de Reserva.
O parque solar Lapa é apoiado por contratos de 20 anos de fornecimento de energia, que preveem a venda de quantidades específicas de energia elétrica solar gerada pelas usinas, para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O projeto Lapa possui um design significativamente econômico e eficiente, com soluções de rastreadores inovadores e unidades de conversão, que otimizam a construção e o comissionamento dos painéis solares das plantas, aperfeiçoando a produção.
Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi adicionada ao projeto, baseada em uma forte sinergia com as empresas de construção em campo, e num suporte remoto que permite a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.
No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.
Por Rafael Garcia Rosa, 06 de julho 2017, 10h27
Fonte: https://goo.gl/AvWgdx