NOVA CICLOVIA DA POLÔNIA USA ENERGIA SOLAR PARA BRILHAR NO ESCURO
Talvez você se pergunte qual a finalidade de uma ciclovia feita com energia solar, até porque não estamos acostumados a ver esse tipo de tecnologia ser utilizada em pistas para bicicletas. Bem, além do fator sustentabilidade a Polônia levou em conta a questão da segurança para os ciclistas. Não se trata apenas de uma ciclovia abastecida com energia solar, estamos falando de uma ciclovia que reluz ou brilha durante a noite.
Não é de hoje que as pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte, atualmente, questões como mobilidade urbana e os efeitos que os veículos movidos a combustível causam na natureza, tem feito com que muitas pessoas escolham usar uma bicicleta ao invés de um carro. A Polônia é um país com muitos adeptos a bicicleta, e pensando em solucionar um problema comum – não apenas no país – como a falta de segurança nas ciclovias durante a noite, viu a oportunidade de construir uma ciclovia inovadora e diferente.
Aliando sustentabilidade e segurança, a cidade de Lidzbark Warminski, na Polônia, inaugurou recentemente uma ciclovia abastecida com energia solar, que pode ficar iluminada por até dez horas seguidas. E dizemos que o país aliou sustentabilidade a segurança, porque as ciclovias que brilham já existem na Holanda desde 2014, porém, elas utilizam energia elétrica convencional para funcionar. Enquanto a versão holandesa usa LED, a ciclovia da Polônia que brilha durante a noite, usa apenas a energia solar para ficar iluminada.
Funcional e sustentável, o asfalto da ciclovia abastecida por energia solar possui partículas sintéticas chamadas de “luminóforos”, que durante a noite emitem a energia captada do sol, e refletem uma luz azul metálica, que como já mencionado, pode durar cerca de dez horas. Além de não agredir o meio ambiente, a ciclovia iluminada ajuda a prevenir acidentes de ciclistas e pedestres durante o período noturno.
Com cerca de 100 metros de comprimento, a ciclovia abastecida com energia solar construída na cidade de Lidzbark Warminski, na Polônia, ainda é curta perto do que seria o ideal nos quesitos mobilidade e segurança. Existem planos de expansão, porém, é preciso saber qual será o comportamento da ciclovia durante o inverno, daí será possível seguir a diante com os investimentos que vão aumentar a via que brilha durante a noite.
Se tudo der certo, a ciclovia abastecida com energia solar será uma grande conquista para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e também para o meio ambiente. A iluminação das vias a partir de energia solar é uma solução sustentável para o problema enfrentado por muitos ciclistas que pedalam durante a noite. O CEO da TPA, Igor Ruttmar, afirmou que espera que a ciclovia iluminada ajude a prevenir acidentes de ciclistas e pedestres durante o período noturno.
Com ciclovias iluminadas durante a noite, pessoas que não utilizam a bicicleta por medo e insegurança, poderão começar a pedalar nesse período. Isso certamente diminuirá o uso de automóveis, afetando diretamente e de maneira positiva o meio ambiente. Agora nos resta esperar que esse projeto que une sustentabilidade e segurança seja um sucesso completo e chegue logo ao Brasil.
Por Rafael Garcia Rosa, 07 de julho 2017, 10h35
Fonte: https://goo.gl/4JxTig